Analisaremos cada uma dessas concepções delimitando-as e caracterizando-as para um melhor entendimento de como ocorreu o processo de construção das representações sociais da saúde nessas concepções como área encarregada, através das práticas de atividade física e esportivas, de cuidar da “saúde”, de valores “cívicos” e “morais” dos sujeitos sociais.
Concepção Higienista
A Educação Física Higienista surge no Brasil em fins do século XIX. Percorrendo mais de 40 anos de existência, essa concepção é implementada pelo liberalismo burguês, que acreditava resolver os problemas sociais enfrentados pela sociedade brasileira através da escola. “O inchaço das cidades, a formação de bairros insalubres, a proliferação de doenças infecciosas provindas das precárias condições de vida. O pensamento liberal da época não atribuía os inúmeros problemas enfrentados pela sociedade brasileira ao seu modelo sócio-econômico, mas ao analfabetismo e a falta de escolarização da população. A grande concentração de pessoas em um só setor, o aumento de doenças e as péssimas condições de vida constatada nos bairros operários estavam relacionados à “ignorância do povo”.Diante desse quadro social, dissemina-se a noção de que essa sociedade precisa, urgentemente, adquirir hábitos higiênicos no seu dia-a-dia, garantindo que fiquem longe de doenças e sempre sadias.
A Educação Física não era considerada como disciplina pedagógica, mas como um instrumento capaz de promover a saúde das pessoas. Representava a própria extensão dos órgãos de saúde na escola.
Concepção Militarista
A Educação Física Militarista, inspirada pelo movimento fascista, surge em 1931, como disciplina obrigatória nos cursos secundários. Esta foi expandida nas escolas, visando “aperfeiçoar os indivíduos” e promover a “saúde da Pátria”. De fato, tal concepção postula que é possível homogeneizar o povo através das atividades físicas e do desporto, independente de suas diferenças étnicas.
Passa a reforçar ainda mais os interesses de se obter, através de exercícios, pessoas mais fortes e mais saudáveis em condições de defenderem sua pátria.
A representação aparente da concepção militarista era a de obter uma juventude capacitada para suportar o combate, a luta, a guerra. Assim sendo, pregava um tipo de Educação Física “selecionista”, porque os mais fortes, os ditos mais aptos estariam com mais condições de praticá-la. Aqui, a Educação Física apresenta-se como colaboradora do processo de “seleção natural” passando a valorizar e evidenciar os mais “fortes” em detrimento dos mais “fracos”.
Concepção Pedagogicista
No período pós-guerra, compreendido de 1945 a 1964, surge a Educação Física Pedagogicista. Representou um avanço em relação às concepções anteriormente assinaladas, pelo fato de ter considerado a Educação Física uma disciplina escolar. Sua preocupação não era a de ofertar uma formação crítica para a juventude brasileira, mas de mantê-la fora do processo de construção de uma nova consciência capaz de promover a reflexão sobre a realidade social e de não permitir uma diminuição das injustiças e desigualdades da época.
De fato, a Educação Física Pedagogicista, respeitada acima das questões políticas e dos interesses inerentes de cada grupo ou classe social foi implantada na escola pública para fortalecer e encobrir as desigualdades, alterando e limitando a prática da disciplina e a postura do professor.
A tendência em questão, em seu caráter neutro, é quem vai chamar atenção da sociedade para o fato de que a Educação Física não deve apenas funcionar como a responsável pela promoção da saúde ou de disciplinar a juventude, mas deve-se encará-la como uma prática educativa. Portanto, o sentido a ela atribuído se diferencia das tendências anteriores porque propõe uma disciplina preocupada com os aspetos também educacionais.Concepção Competitivista
Com o surgimento da Educação Física Competitivista, consolidava-se a concepção que iria privilegiar o Treinamento esportivo, tornando o “esporte de alto nível” o principal paradigma da Educação Física na escola.
O exagero pela competição, o fortalecimento do individualismo, a busca incessante e a qualquer custo pela vitória são neste momento histórico algumas das marcantes representações veiculadas pela Educação Física. Não diferente das anteriores, essa tendência faz vistas grossas aos conflitos político-sociais, considerando como mais importante o “vencer”. O conteúdo de ensino passa a ser oficialmente o desporto de rendimento ou alto nível, reforçando a noção de que todos podem, independentemente das desiguais oportunidades, praticá-lo a ponto de um dia também chegar ao topo. A conquista do pódio nos esportes serve como metáfora para “o vencer” na vida.
Concepção Popular
Ao contrário das concepções anteriormente citadas, a Educação Física Popular revela uma produção teórica ampla e de fácil acesso.
A Educação Física Popular não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não pode ser discutida desvinculada da problemática forjada pela atual organização social, econômica e política do país. A Educação Física Popular não pretende ser disciplinadora dos sujeitos sociais e muito menos está voltada para o incentivo da busca por medalhas. Ela é, antes de tudo, ludicidade e cooperação, e nesse sentido o desporto, a dança, a ginástica, etc., assumem um papel de promotores de organização e mobilização dos trabalhadores.
O Movimento Psicomotricista
O primeiro estudo a ser explicitado sobre os movimentos renovadores da Educação Física na década de 1980, diz respeito ao “Desenvolvimento Psicomotor” de Jean Le bouch. A psicomotricidade, considerada uma teoria geral do movimento que utiliza na formação do sujeito a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras.
A metodologia da educação pelo movimento, ao identificar-se com a psicocinética, respeitará a estrutura corporal das crianças de acordo com as suas faixas etárias. Neste caso, existe a possibilidade de uma ação educativa que a partir dos movimentos naturais da criança e das atitudes corporais, favorece a originalidade da imagem corporal.
Movimento Humanista
O Movimento Humanista foi formulado pelo autor Vitor Marinho de Oliveira (1985), em seu livro “Educação Física Humanista”, o qual faz opção pela psicologia centrada no cliente de Carl Rogers como fundamentação teórica de sua proposta.
A proposição da Educação Física Humanista leva em consideração os seguintes pontos: aprendizagem significativa e a Educação Física Escolar o potencial criativo e a Educação Física Escolar; a individualidade e a Educação Física Escolar; o jogo e a Educação Física Escolar; o exercício natural e a Educação Física Escolar; e a liberdade e a Educação Física Escolar.
O Esporte Para Todos (EPT)
O movimento renovador Esporte Para Todos (EPT) foi apresentado por Dieckrt (1985). Surge por se contrapor ao esporte de rendimento o qual vinha sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar. Essa contraposição é reforçada a partir do momento em que o autor apresenta as características do esporte a ser praticado por atletas de alto nível e do tipo de esporte a ser desenvolvido para todos.
A idéia é a de que se de um lado o esporte de rendimento impõe regras de nível internacional, voltado pra pessoas aptas (atletas) a realizá-lo, por outro se dispõe do EPT, que voltado como proposta ao atendimento de todos, apresenta-se desvinculado de performances meramente técnicas podendo ser praticado por todas as idades para a melhora da qualidade de vida através da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.Nesse sentido, nas aulas de Educação Física, o esporte é o conteúdo eleito para garantir a participação de todos nas atividades corporais.
O Movimento EPT, apresenta-se como uma proposta alternativa em relação ao esporte de rendimento. Assim, no meio educacional e, em particular, na Educação Física, as aulas deixam de ser centradas no professor passando a serem centradas no aluno, considerando o educando como sujeito do (e no) processo.
Ótimo, bem esclarecido, parabéns !
ResponderExcluirvc e parente meu ? a namorada do meu irmão se chama laila e meu sobre nome e alves
Excluirsera?
ExcluirSera
ExcluirQuerido existe muitas pessoas no mundo com o mesmo sobrenome
Excluiras perguntas mano kkkkkkk tudo a ver com um assunto. É tipo você tá falando de Arroz e no meio da conversa a pessoa grita "Ooooh Xanaína"
Excluirobg por me ajudar no meu dever de casa amei esse site
Excluiro que que o sobrenome da namorada do seu irmão tem a ver com o seu?
Excluirkkkkkk Mano ajudou muito aqui totalmente obrenome deu um toque no assunto oh tirei ate 10 na prova
ExcluirSe fosse por isso o
ExcluirWhindersson Nunes Batista seria meu primo
se fosse assim , eu seria primo de messi , pq sou arturleonel
Excluirgostei vai me ajudar muitoooo
Excluirse fosse assim, eu seria parente do Chaves, de tão burra que eu sou.
Excluirobrigada me judou muito!
ResponderExcluire eu prescisava de mais coisas , mais nao tem , eu tenho que fazer um trabalho de 20 paginas , sobre esse assunto ... ;[
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirmuito bem
ResponderExcluirEu adorei tudo bem explicadinho vai me ajudar muito no meu trabalho obrigada!!!
ResponderExcluirAjudou muito brigadúu!!!!
ResponderExcluirMuuito bom ! Gostei da explicação me ajudou no trabalho de escola !
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirajudou muito ;)
ResponderExcluirMe ajudou bastante.
ResponderExcluirÉ mermé
Excluirhttp://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm
ResponderExcluiresse site acima conta a historia bem mais detalhadamente mas n possui mt sobre a conceituaçao e td mais
otimo
ResponderExcluirOBRIGADA
ResponderExcluirotimo adorei
ResponderExcluirotimo adorei
ResponderExcluirNAO ME AJUDOU EM NADA TIREI 0 NO TRABALHO
ResponderExcluirotimo mi ajudo eu tirei 9,5 no trabalho obrigado
ResponderExcluirmas n especifica em em q ano teve inicio
ResponderExcluirVdd
Excluirmas n especifica em em q ano teve inicio
ResponderExcluirnossa ajudou bastante eu , valeu !
ResponderExcluirBoa noite! gostaria de questionário sobre a historia da Educação Física no Brasil.
ResponderExcluirMuito bom !! obrigado assim vou fazer meu trabalho de ed. fisica.
ResponderExcluirMuito bom !! obrigado assim vou fazer meu trabalho de ed. fisica.
ResponderExcluirTenho que tira 10 nesse trabalho falando sobre isso aí,
ResponderExcluireu tbm..mas eu acredito sim que este texto seja verdadeiro
Excluirme ajudou bastante
ResponderExcluirmuito bom ajuda muito
ResponderExcluirme ajudo bastante
ResponderExcluirmt bom precisei p ffazer um trabalho escolar e ganhei a pontuaçao maxima
ResponderExcluirProcurando saber o por quê da EF estar,nas escolas, tão desprezada li seu post.Venho de escolas estaduais de BH e posso dizer com absouta certeza : a EF era dada de forma séria e estruturada.As nossas aulas eram dadas com divsão trimestral para a aprendizagem de handball,volley,basquete e natação . Incluindo conceitos,regras e as partidas.Os professores agiam como técnicos e mestres. Eram duas aulas semanais uma dedicada aos esportes outra
ResponderExcluirInteiramente dedicada ao condicionamento físico com exercícios,testes de cooper e corridas ou o seja uma academia nos dias de hoje sem bla blas.
legal
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirMuito obrigado mi ajudou muiiito no trabalho da edcola
ResponderExcluirMuito bem explicado, mas tem erros na gramática do texto.
ResponderExcluirMuito bem explicado, mas tem erros na gramática do texto.
ResponderExcluirComo fazer uma conclusão dessa pesquisa? mim ajudem por favor
ResponderExcluirComo fazer uma conclusão dessa pesquisa? mim ajudem por favor
ResponderExcluirqual era os principais atleta da epoca
ResponderExcluirGostteii um poucoo. Ficou esclarecida!!
ResponderExcluirmeu professor pediu a biografia da pagina, só que tou procurando aqui e ainda nn achei :(
ResponderExcluirameiiiiiii
ResponderExcluirAmei!!!tá min ajudando mt❤❤❤☺☺
ResponderExcluirÓtimo.... Legal...gostei muito
ResponderExcluirSó faltou um exercício
ResponderExcluirSó faltou um exercício
ResponderExcluirMuito bom Me ajudou muito ! :D
ResponderExcluirme ajudou muito na prova muito legal
ResponderExcluirMe ajudou bastante na prova parabéns obrigada g
ResponderExcluirto fazendo so pra ganhar 2,0 pontos nd d mais "oooooooh xanaixa" n sabia oq falar entao ;-;
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